Estruturação do Projeto Pedagógico de Laboratório para Produção de Conteúdo Audiovisual Instrucional
2024; Linguagem: Português
10.5151/pluraldesig2023-41
ISSN2318-6968
AutoresElenir Carmen Morgenstern, Marli Teresinha Everling, Maria José Goulão, Helena Morgesntern Zamberlan, Mariana Gretter,
Tópico(s)Education and Digital Technologies
ResumoO artigo apresenta parte dos resultados do projeto 'Desenho de moda barroco brasileiro/catarinense e barroco português: produção de conteúdo virtual didático/instrucional', conectado ao Programa de Pós-Graduação em Design da Universidade da Região de Joinville (PPGDesign/Univille) e ao Centro de Estudos em Arqueologia, Artes e Ciências do Património vinculado à Universidade de Coimbra. A produção de conteúdos instrucionais, pretendidos pela aludida pesquisa, foi desdobrada por estudantes pesquisadores vinculados ao 'Laboratório de produção audiovisual Portal Arte & Design', produtor de conteúdos referentes à arte e ao design, em uma perspectiva sociocultural, com captura de imagens nos próprios sítios históricos. A prática dos estudantes foi alinhada a partir de oficinas de capacitação, que, posteriormente, em uma etapa analítica e reflexiva originaram as bases da proposta pedagógica. O artigo apresenta a referida proposta e evidencia seu desdobramento prático, sua relação com o projeto no contexto institucional no qual se desenrola.
Referência(s)