Artigo Acesso aberto Produção Nacional

A participação do Professor Pierre Henri Lucie na reestruturação curricular do curso de Física da UNICAMP em 1976/78

2024; Volume: 1; Issue: 1 Linguagem: Português

10.51919/revista_sh.v1i1.409

ISSN

2675-6404

Autores

FÁBIO FERREIRA BARROSO, Célia Regina Sousa da Silva, Maira Monteiro Fróes, Priscila Tamiasso Martinhon,

Tópico(s)

Education and Digital Technologies

Resumo

Neste trabalho destacamos o trabalho desenvolvido pelo Professor Pierre Henri Lucie na reformulação da grade curricular e ementa dos cursos de graduação em Física do Instituto de Física Gleb Wataghin (IFGB) da Unicamp, São Paulo, entre os anos de 1976/78. Suas contribuições foram relevantes e impactaram a formação de vários cientistas, com reflexos até os dias atuais. Analisamos o processo de c ontratação de Lucie pela universidade e acessamos sua carta de recomendação para fazer parte da equipe docente da instituição, o relatório inicial de trabalho a ser desenvolvido bem como os relatórios de acompanhamento da implementação da nova grade curricular. Este trabalho, não trata diretamente de História das Ciências no contexto do eminente Professor, mas pretende simplesmente introduzir elementos que consideramos como preâmbulos biográficos do que, à frente, dará alicerce ao objetivo final da tese, que é o entrelaçamento da Educação com a História das Ciências no Brasil a exemplo da trajetória marcante de Lucie.

Referência(s)
Altmetric
PlumX