Fundamentos do Design de Sinalização para pessoas com deficiência visual em espaços culturais
2024; Linguagem: Português
10.5151/6spdesign-018
ISSN2318-6968
AutoresCristine Porto BRONDANI, Denise DANTAS,
Tópico(s)Urban Development and Societal Issues
ResumoPessoas com algum problema relacionado a deficiências psicomotoras e sensoriais são constantemente desencorajadas e desmotivadas a exercerem seus direitos citadinos, como por exemplo visitação a espaços culturais com livre mobilidade e autonomia. Este trabalho apresenta pesquisa sobre acessibilidade em espaços culturais selecionados em três regiões brasileiras, do ponto de vista do Design de Sinalização e de elementos de acessibilidade. O objetivo principal é verificar se os aspectos de sinalização e seus elementos presentes nesses espaços os tornam acessíveis para visitantes com deficiência visual. Como objetivos secundários, identificar e explorar novas tecnologias cujos dispositivos demandam revisão de sinalizações em ambientes públicos; identificar princípios do Design de Sinalização que acentuem a segurança e encorajem o deslocamentos com autonomia e confiança. Por fim, esta pesquisa qualitativa (Creswell , 2010) pretende construir uma taxonomia a partir da compreensão das prioridades cognitivas de pessoas com deficiência visual, para melhorar aspectos de acessibilidade em ambientes públicos de caráter cultural. Este trabalho apresenta revisão da literatura onde se destacam fundamentos da legislação sobre o direito de ir e vir a todos os cidadãos, percepção social, comportamento e experiência da pessoa com deficiência visual, ergonomia, Design de Sinalização e tecnologias assistivas que auxiliam o projeto de sinalização de ambientes culturais públicos. Apresenta também a pesquisa de campo, com documentação dos dados provindos de múltiplas fontes como observação in loco, imagens, entrevistas, diário de campo, fichas de análise e mapas do fluxo de circulação dos espaços. A interpretação dos dados está baseada na Análise Temática de Minayo; Deslandes; Gomes (2009), em que o conceito central é o tema, baseado no fenômeno de compreender núcleos de sentido que compõe a comunicação em compreensão explícita para implícita. Os próximos passos incluem entrevistas com designers e projetistas de sinalização, reabili-tadores e pessoas com deficiência visual, além de visitas a espaços culturais selecionados.
Referência(s)