Manifestações do conceito japonês de “ma”, correspondente à ideia de “vazio”, no design visual do Estilo Tipográfico Internacional e no estilo de design de produto da firma alemã Braun
2024; Linguagem: Português
10.5151/6spdesign-031
ISSN2318-6968
AutoresLaura Ueta BELLESA, Luís Cláudio Portugal do NASCIMENTO,
Tópico(s)Graphic Design and Typography
ResumoEsta pesquisa de mestrado tem objetivo de identificar ocorrências do conceito de 'vazio', tal como associado à ideia de 'ma', na cultura japonesa, em projetos de design visual do chamado Estilo Tipográfico Internacional, desenvolvidos na Suíça, nos anos 1950, e em projetos de design de produto da firma alemã Braun a partir dos anos 1950. O método de investigação, em sua fase inicial, encarregou-se da caracterização da identidade de 'ma' na cultura tradicional japonesa, visando a elaboração de um modelo conceitual para identificação, já em uma segunda etapa, de ocorrências análogas de manifestações da mesma ideia de 'vazio' no Estilo Tipográfico Internacional e no chamado 'estilo Braun'. Técnicas de coleta de dados incluíram revisão da literatura e buscas adicionais na internet por elementos visuais e factuais de projetos clássicos de design. Técnicas de tratamento apoiam-se na análise observacional de fotografias e na análise associativa de dados. O estudo se encontra no processo de cotejamento de componentes da noção japonesa de 'ma' com elementos já identificados do Estilo Tipográfico Internacional e da firma Braun, permitindo vislumbrar certo número de paralelos e reverberações do conceito estudado de 'vazio' japonês nos dois estilos, como, por exemplo, nos ensinamentos do designer suíço Emil Ruder, que defendia ativação de áreas vazias em peças gráficas para equilibrar forma e contraforma na tipografia, e em um dos princípios de bom design de Dieter Rams sobre deixar espaço para auto-expressão dos usuários, fenômeno observável, por exemplo, em seu projeto clássico de rádio e toca-discos SK 4. Para as análises formais de projetos clássicos de design, buscou-se nomear, do ponto de vista da linguagem visual, as manifestações de 'ma' que reforcem a ideia de intervalo espaço-tempo disponível, tais como: minimalismo de elementos, horizontalidade ou concavidade, prevalência de cores branca ou preta, transparência ou perfurações em superfícies.
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