Um resumo das contribuições do estudo da Tipografia Hennies para a memória gráfica paulistana
2024; Linguagem: Português
10.5151/6spdesign-028
ISSN2318-6968
AutoresJade Samara PAIA, Priscila Lena Farias,
Tópico(s)Cultural, Media, and Literary Studies
ResumoEssa pesquisa teve como objeto de estudo a Tipografia Hennies, fundada em São Paulo em 1891 por imigrantes alemães e ativa até 1992. Teve como objetivo principal levantar dados sobre a produção tipográfica paulistana e contribuir para estudos em memória gráfica e cultura material deste recorte geográfico e temporal. A pesquisa visou o levantamento das obras impressas, raras e efêmeras, e a partir destas o levantamento do repertório tipográfico, a identificação dos tipos e a investigação de suas origens e influências. Os métodos priorizaram o acesso às fontes primárias. As entrevistas realizadas com o último proprietário e o acesso a documentos particulares como fotografias, livros de registros, catálogos de tipos e de suprimentos gráficos foram importantes fontes para a pesquisa. Livros raros, jornais, revistas e anuários foram pesquisados pelo nome do impressor, com a consulta a mais de 550 obras impressas pelos Hennies, espalhadas por acervos do Brasil, Portugal, Letônia e Alemanha. Jornais que circularam no período revelaram fatos históricos. O repertório tipográfico, com mais de 230 famílias de tipos, conjuntos de ornamentos e vinhetas, foi disponibilizado na plataforma Tipografia Paulistana (FARIAS et al.,2022). A hipótese de que as famílias tipográficas, ou ao menos uma parte delas, teriam vindo da Alemanha foi verificada em visita aos principais acervos de espécimes de tipos da Alemanha, ocasião na qual catálogos foram examinados e caracteres similares foram comparados aos tipos do repertório dos Hennies. Os resultados revelaram uma forte conexão deste repertório tipográfico com algumas das maiores fundidoras de tipos da Alemanha na virada do século XIX para o XX, ampliando as perspectivas sobre o comércio de tipos móveis envolvendo esses dois países. A análise dos resultados revelaram que as novidades tipográficas estavam chegando rapidamente aos portos sul-americanos, atualizando e alinhando a cultura gráfica brasileira com as tendências tipográficas alemãs.
Referência(s)