Tipografia posta à prova: estudos sobre tipografia fluida em artefatos impressos
2024; Linguagem: Português
10.5151/6spdesign-041
ISSN2318-6968
AutoresMarina Castelo. ZILBERSZTEJN, Clice Toledo Sanjar MAZZILLI,
Tópico(s)Public Spaces through Art
ResumoA pesquisa em andamento propõe examinar produções gráficas experimentais contemporâneas que operariam na fronteira entre palavra e imagem, se valendo de formas fluidas cuja identidade oscila entre verbal e pictórica. Interessa à pesquisa, em particular, lançar luz sobre as tecnologias gráficas usadas para a reprodução de tipos e para a produção de artefatos impressos, buscando compreender como exploram a tipografia em seu sentido amplo. Num primeiro momento, a discussão se volta, no âmbito nacional, para o contexto específico do Poema/Processo na Poesia Visual Brasileira. Em seguida, a discussão é feita em torno de produções recentes do coletivo de designers brasileiros Laboratório Gráfico Desviante (São Paulo) e das produções reunidas em Amalgam, publicação periódica editada pelo designer iraniano baseado em Chicago Pouya Ahmadi. Estes conjuntos serão tomados como ponto de partida para a análise de processos que desconfiguram o texto em seu sentido estritamente verbal - aquele que se articula lógica, discursiva e linearmente - de modo a produzir uma relação mais instável entre escrita e visualidade. O projeto conduzirá o debate a partir de perspectivas teóricas levantadas pelas pesquisadoras brasileiras Lucrécia D'Alessio Ferrara (1986), com as noções de 'leitura e texto não-verbal' e 'linguagem sem código', e Vera Lúcia Nojima (2016), com o conceito de 'linguagem híbrida do design', pela britânica Barbara Brownie e o conceito de 'caractere fluido'; e pelos parâmetros histórico-críticos encampados pela curadoria da exposição História da Poesia Visual Brasileira (São Paulo, 2019). Espera-se que a pesquisa possa contribuir para o estudo e sistematização de produções gráficas contemporâneas de caráter híbrido e/ou experimental, a saber, na fronteira entre o verbal e o pictórico, subsidiando a discussão em torno da caracterização das práticas que subjazem aos campos das artes visuais e do design gráfico.
Referência(s)