Notas taquigráficas: experiências de arquivo na Escola Superior de Desenho Industrial (RJ, Brasil)
2024; Linguagem: Português
10.5151/6spdesign-046
ISSN2318-6968
AutoresRafael Amato Bruno de LIMA, Priscila Lena Farias,
Tópico(s)Information Science and Libraries
ResumoO trabalho apresenta um procedimento de pesquisa documental adotado em uma investigação de mestrado mais ampla. O arquivo da Escola Superior de Desenho Industrial (ESDI) foi, então, escolhido como objeto de análise, tendo em vista que a instituição possui protagonismo nas interpretações historiográficas sobre a formação do Design brasileiro, foco do mestrado em andamento. A ESDI, reconhecida como a primeira escola no Brasil a formar designers em nível superior, reúne cartas, fotografias, relatórios, panfletos de divulgação, dentre outros 'vestígios' (BLOCH, 2011), que registraram os processos de constituição da disciplina projetiva no país. O presente trabalho, portanto, tem como questão principal a construção desse arquivo ao observar os 'processos seletivos' (CASTRO, 2008) que definiram e continuam a definir o acesso, a organização ou mesmo a importância dos documentos armazenados. Para isso, experiências vivenciadas durante visitas à instituição entre fevereiro e julho de 2022, como conversas com os funcionários ou mesmo a dificuldade de manuseio dos documentos in loco, são analisadas com o intuito de estabelecer um 'processo de questionamento do arquivo' (FARGE, 2017). Nesse sentido, pretende-se não encobrir as dificuldades institucionais de pesquisa, mas transformá-las em argumento, parte da metodologia e dos processos de trabalho (DHS IN CONVERSATION WITH, 2020). Em um segundo momento, a apresentação também propõe relatar os procedimentos de seleção, registro, organização e tratamento da documentação encontrada em paralelo com os apontamentos das primeiras impressões sobre o material. Assim, objetiva-se afastar a pesquisa das ideias de 'arquivo-reflexo' ou 'arquivo-prova', em um processo que apenas colhe informações ou alcança conclusões de materiais que se esgotariam, como observado pela historiadora francesa Arlette Farge (2017). Em síntese, as questões apresentadas pretendem exercitar uma análise documental crítica essencial para a pesquisa de mestrado ao compreender os arquivos enquanto construções que articulam diferentes agentes históricos e instituições.
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