Estudo de reconhecimento em bacharelados de moda
2024; Linguagem: Português
10.5151/6spdesign-033
ISSN2318-6968
AutoresLiliane da Silva Gonzaga, Maria Cecília Loschiavo dos Santos,
Tópico(s)Physical Education and Gymnastics
ResumoA presente pesquisa de doutorado em andamento busca identificar e compreender as relações entre o espaço físico de ensino (salas de aula tradicionais, salas de costura, modelagem e outros ambientes das Instituições de Ensino Superior – IES, que ofertam cursos de bacharelado em moda) e o ensino-aprendizagem nesse contexto. Procura também, analisar as grades curriculares dos cursos para averiguar se as disciplinas ministradas atualmente atendem as necessidades dos alunos, professores, coordenadores e também do mercado. Para tanto, obteve-se, até então, como fontes e técnicas de coleta de dados, revisão bibliográfica, buscas sistemáticas na internet, entrevistas semiestruturadas (presenciais e a distância) com coordenadores e professores, conversas informais in loco com estudantes e aplicação de questionários à distância, visitas técnicas, captação de imagens e vídeos e observações de situações práticas em sala de aula em algumas das IES estudadas, realizadas pela pesquisadora. O ensino de moda historicamente esteve vinculado aos cursos de artes, economia doméstica e design, e por isso seus bacharelados possuem diferentes nomenclaturas. Porém, desde 2004 as diretrizes do curso de design servem de base para o ensino de moda no Brasil (Conselho Nacional de Educação [CNE], 2004). Além dos aspectos previamente identificados como merecedores de atenção nos estudos obtidos até então, observou-se, por exemplo, que haveriam outras considerações dos alunos em relação ao curso, sobretudo de orientação pedagógica para montar um esquema sequencial em relação as disciplinas escolhidas para frequentar, excepcionalmente no caso de cursos de design que possuem currículos abertos e flexíveis e o aluno tem a liberdade de escolher em quais disciplinas se matricular no ciclo de conteúdo específico. Diante desse estudo de reconhecimento, espera-se, entre outras coisas, incorporar novos fatores de análise na pesquisa para a melhoria do entendimento das relações estudante-curso-instituição em questão.
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