IMAGEM FÍLMICA, IMAGINÁRIO E COMUNICAÇÃO: POSSIBILIDADES PARA PENSAR ÉTICA E ESTÉTICA
2024; Faculdade Novo Milênio; Volume: 17; Issue: 4 Linguagem: Português
10.54751/revistafoco.v17n4-009
ISSN1981-223X
AutoresValber Oliveira de Brito, Jorge Oscar Santos Miranda, Kátia Marly Leite Mendonça,
Tópico(s)Media and Communication Studies
ResumoEm meio à grande quantidade de imagens e tecnologias na atualidade, a imagem fílmica emerge como instrumento de mediação do contexto sócio-histórico e científico que possui uma singularidade que merece atenção. Autores como Walter Benjamin (2012), Adorno e Horkheimer (1985), Fredric Jameson (2006), Guy Debord (1997), Andrei Tarkovski (1998), entre outros, dedicaram grande parte de suas produções intelectuais à reflexão sobre a criação artística moderna. Ao analisarmos o cinema sob a perspectiva desses autores, pretendemos realizar um pequeno itinerário ético-estético a respeito da imagem fílmica e discutir as possíveis intersecções, diagnósticos e as principais contribuições desses teóricos e do cineasta Tarkovski, para a análise da arte cinematográfica, com foco a análise da influência da ética e da estética da imagem fílmica na contemporaneidade.
Referência(s)