Artigo Acesso aberto

Interdisciplinaridade no Design

2024; Linguagem: Português

10.5151/6spdesign-036

ISSN

2318-6968

Autores

Marcelo de Carvalho PIRK, Cristiane Aun Bertoldi,

Tópico(s)

Healthcare Regulation

Resumo

O presente estudo se insere em uma pesquisa de doutorado que investiga parâmetros para o design de jogos eletrônicos auxiliares no tratamento de crianças nascidas com pé torto congênito. Segundo Pappa; Zoulias; Mantas, 2020, o termo serious games (SG) refere-se a jogos projetados especificamente para outros fins que não o mero entretenimento, e estes são considerados uma ferramenta útil para trazer melhores resultados na área da saúde. Segundo Annema et al., 2010, jogos eletrônicos que são projetados especificamente para uso em terapias tem requisitos diferentes daqueles observados nos convencionais, pois há uma distinção nas características dos usuários, sendo o paciente o jogador e o terapeuta o usuário secundário, ambos com objetivos diferentes, notadamente a reabilitação física em vez do entretenimento. Neste contexto, o processo de design de SG deve incluir a participação do jogador e também dos profissionais envolvidos com o paciente. A pesquisa em questão conta com a participação de equipe interdisciplinar composta por médicos, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais e psicólogos que integram o grupo de tratamento de pacientes com pé torto congênito no IOT-HCFMUSP. O protocolo da pesquisa prevê a realização de experimentos com usuários por um período de sete a nove semanas, nas quais eles terão que interagir com ao menos três jogos eletrônicos diferentes conectados a um sensor que possibiita o comando destes por meio da realização de exercícios de dorsiflexão do tornozelo. Serão discutidos, em um grupo focal composto pelos profissionais de saúde envolvidos na pesquisa, diferentes parâmetros relacionados ao projeto do sistema, tais como a adequação da mecânica do jogo à rotina de exercícios físicos, a forma de avaliação do sucesso do movimento executado, a sincronia entre os comandos do terapeuta e a resposta do paciente, além de elementos visuais, sonoros e da narrativa dos jogos, a fim de verificar a aplicabilidade do design proposto.

Referência(s)
Altmetric
PlumX