Artigo Acesso aberto

Scrapbooking. Prática, Projeto, Meio.

2024; Linguagem: Português

10.5151/6spdesign-051

ISSN

2318-6968

Autores

Simone Rossi, Priscila Lena Farias,

Tópico(s)

Augmented Reality Applications

Resumo

A pesquisa visa esclarecer os processos, design e significados culturais do scrapbooking, uma prática à margem do sistema editorial, mas onipresente tanto no design quanto no cenário artístico. Dada a complexidade dessa prática, a análise limitou-se em focar inicialmente um artefato específico, os Cadernos de referências do artista brasileiro Hudinilson Jr. (1958-2013) (Resende 2016). Tais Cadernos enfatizam o valor arquivístico do scrapbooking, destacam a implicação narrativa, e expressam uma problematização constante dos seus mecanismos de produção de significado e de design, que aqui introduz uma prática que não visa à produção em massa ou à otimização, mas que se torna uma forma particular de vida e de auto-relação (Escobar 2018). Além disso, oferecem a possibilidade de deslocar o ponto de observação para fora das fronteiras norte-americanas onde o scrapbooking tem sido mais frequentemente analisado (Garvey 2012; Tucker et al. 2006). Isto permite uma mudança espacial e cultural útil para revelar o papel fundamental desempenhado pelo contexto em uma prática que faz uso de criações efêmeras disponíveis no sistema de mídia de massa, sem qualquer distinção hierárquica ou cronológica, e também no avanço de uma releitura do scrapbooking a partir da relação peculiar que a cultura brasileira mantém com a noção de antropofagia cultural (Herkenhoff & Pedrosa 1998). Os Cadernos estão incluídos em uma cartografia expandida que mapeia uma seleção de scrapbooks contemporâneos elaborados em papel e publicados por designers gráficos e artistas. Isto permite reconhecer as recorrências temáticas e conceituais além de captar a função renovadora da prática do scrapbooking e dos leitores no sistema editorial atual. O trabalho contínuo de revisão de literatura, análise de materiais originais e a busca por artefatos significativos a serem incluídos na cartografia revelou algumas características peculiares da prática que envolvem meio, espaço e produção efêmera e que podem reativar o potencial de design inexplorado na prática.

Referência(s)
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