Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Jogos de tabuleiro de ciência: o que dizem os idealizadores?

2023; UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ; Volume: 8; Issue: 3 Linguagem: Português

10.3895/actio.v8n3.16653

ISSN

2525-8923

Autores

Sidcley Lyra, Mônica Santos Dahmouche, Fernanda Abreu,

Tópico(s)

Science and Science Education

Resumo

Neste artigo, delineamos a perspectiva dos criadores de jogos de tabuleiro com temática científica. Buscamos explorar o contexto de produção de três jogos, compreender a intencionalidade dos idealizadores para os jogos desenvolvidos e avaliar se as expectativas foram alcançadas. A pesquisa de caráter qualiquantitativo foi realizada com oito produtores de três jogos educativos: “Batalha de Micróbios”, “Imune – Série Vírus” e “Microvilões em Ação”. A intencionalidade na idealização foi investigada por meio de análise de conteúdo de entrevistas semiestruturadas e aplicação da ferramenta teórico-metodológica “Indicadores de Alfabetização Científica” nos três jogos. A análise de conteúdo das entrevistas, feita na perspectiva da Alfabetização Científica em cotejo com a Divulgação Científica, permitiu identificar presença e ausência de atributos relevantes nestes materiais. Constatamos a tendência à priorização do conhecimento científico e diferentes formas de interação – física, estética-afetiva e cognitiva – em todos os jogos. A interface social também foi um atributo presente, principalmente para apresentar o impacto da Ciência na sociedade. Por outro lado, o papel institucional, influência da economia e política na Ciência, contexto histórico e de fomento à Ciência foram negligenciados. Este resultado e a análise detalhada de outros atributos podem contribuir para uma mudança de cenário na produção de jogos educativos. Mostramos que é necessário planejar a produção de jogos com temática científica de forma a compreender outros aspectos da Divulgação Científica, como o papel das instituições e dos pesquisadores brasileiros, todos relevantes no contexto da Alfabetização e Divulgação Científica. Além de direcionar a criação, este artigo pode contribuir para a utilização de jogos de Ciência de forma significativa e eficiente com intenções educacionais em ambientes formais e não-formais de educação. Por fim, concluímos que os jogos analisados neste artigo foram desenvolvidos de forma a estimular a compreensão e a discussão de temas científicos relacionados ao cotidiano dos jogadores e, portanto, apresentam potencial educativo e pedagógico em ações de Divulgação Científica em ambientes formais e não-formais de educação.

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