TEOREMA DE PITÁGORAS NA INTERFACE DOS MATERIAIS CONCRETOS
2024; Volume: 4; Issue: 4 Linguagem: Português
10.56083/rcv4n4-019
ISSN2764-7757
AutoresMardonio Pereira do Vale, Adriano Faustino de Sousa, Daniel Cleberson da Conceição Rocha, Luiz Carlos Araujo da Silva, Eduardo de Moura dos Santos Silva, Dalilla Ravene Marques da Costa, Raimundo Nonato Sousa, Luis Gustavo Farias de Oliveira, Guilherme Luiz de Oliveira Neto,
Tópico(s)Innovations in Concrete and Construction Materials
ResumoA metodologia de utilização de material concreto se apresenta como uma das abordagens mais eficazes para a construção do processo de ensino-aprendizagem em Matemática. Este artigo teve como objetivo analisar as contribuições dessa metodologia no Ensino de Matemática, por meio de um estudo bibliográfico sobre a aplicação do Teorema de Pitágoras utilizando materiais concretos. O estudo buscou explorar as vantagens proporcionadas por essa abordagem. As referências bibliográficas foram obtidas por meio de uma busca avançada na Plataforma Oásis, Periódicos CAPES e Biblioteca de Teses e Dissecações, que utilizou três descritores (Teorema de Pitágoras, Material Concreto e Aplicação de Materiais Concretos no Ensino do Teorema de Pitágoras). Essa busca resultou em catorze periódicos selecionados, que serviram como base metodológica e bibliográfica para o desenvolvimento deste estudo. A análise dos artigos revelou a importância e a relevância do uso de materiais concretos no processo de ensino-aprendizagem da Matemática, com foco nas vantagens proporcionadas ao demonstrar o Teorema de Pitágoras.
Referência(s)