
Contexto migratório internacional e educação escolar fronteiriça: discussão acerca de estudos acadêmicos strictu sensu
2024; Centro Scalabriniano de Estudos Migratórios; Volume: 32; Linguagem: Português
10.1590/1980-85852503880003202
ISSN2237-9843
AutoresPatrícia Teixeira Tavano, Marco Aurélio Machado de Oliveira,
Tópico(s)Migration, Racism, and Human Rights
ResumoResumo Este artigo se propôs discutir o contexto educacional dos migrantes internacionais de origem boliviana, sejam residentes ou pendulares, atendidos no sistema educacional municipal de Corumbá, a partir da revisão das pesquisas realizadas nos únicos Programas Strictu Sensu ofertados no município sul-matogrossense. O rol de produções analisadas traz a discussão de problemáticas cotidianas que envolvem o desconhecimento da língua e cultura boliviana, assim como questões sobre a formação inicial e continuada de professores, que podem estar impactando no processo de ensino-aprendizagem desses migrantes.
Referência(s)