Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Contexto migratório internacional e educação escolar fronteiriça: discussão acerca de estudos acadêmicos strictu sensu

2024; Centro Scalabriniano de Estudos Migratórios; Volume: 32; Linguagem: Português

10.1590/1980-85852503880003202

ISSN

2237-9843

Autores

Patrícia Teixeira Tavano, Marco Aurélio Machado de Oliveira,

Tópico(s)

Migration, Racism, and Human Rights

Resumo

Resumo Este artigo se propôs discutir o contexto educacional dos migrantes internacionais de origem boliviana, sejam residentes ou pendulares, atendidos no sistema educacional municipal de Corumbá, a partir da revisão das pesquisas realizadas nos únicos Programas Strictu Sensu ofertados no município sul-matogrossense. O rol de produções analisadas traz a discussão de problemáticas cotidianas que envolvem o desconhecimento da língua e cultura boliviana, assim como questões sobre a formação inicial e continuada de professores, que podem estar impactando no processo de ensino-aprendizagem desses migrantes.

Referência(s)