
Ensino da geometria por meio da tecnologia e da arte
2023; Editora da Universidade de Caxias do Sul; Volume: 12; Issue: 1 Linguagem: Português
10.18226/23185279.e231207
ISSN2318-5279
AutoresSenair Antunes Marques, Genilson Guenze, Naiane Ferreira Portela Erthal, Carine Geltrudes Webber,
Tópico(s)Education Pedagogy and Practices
ResumoO presente artigo descreve a construção de um momento interdisciplinar integrando a Matemática, Arte e Informática no Ensino Fundamental II. A ação interdisciplinar busca promover a aprendizagem do estudante por meio da inserção tecnológica, conhecimentos elementares de matemática e aplicação artística na construção de mandalas. Inicialmente, os estudantes relembram conceitos básicos sobre a Geometria Plana, por meio da linguagem visual Scratch. Tais conceitos incluem conhecimentos sobre os lados, vértices, arestas, ângulos internos, diagonais e cálculos de áreas. Posteriormente, os estudantes realizam construções de polígonos regulares por meio da utilização do software Geogebra, que servirão de moldes da mandala. A construção da mandala é descrita na forma de etapas, como uma sequencia didática interdisciplinar, que integra conceitos e práticas de diferentes áreas do conhecimento que se complementam na ação proposta. Planejar matemática e executar artisticamente são etapas que se complementam na ação interdisplinar. De fato, a construção das mandalas explora conhecimentos variados e ricos que permitem dar dando forma e “vida” às mandalas. Para culminar, integrando-se a arte com a matemática, permite aos aprendizes refletir sobre construções, padrões, arquitetura e transpor a matemática para cenários fora da sala de aula.
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