
Uma proposta interdisciplinar para o ensino das fases da Lua e eclipses
2023; Editora da Universidade de Caxias do Sul; Volume: 12; Issue: 1 Linguagem: Português
10.18226/23185279.e231206
ISSN2318-5279
AutoresRejane Perotoni Armiliato de Campos, Esther Regina Donazzolo, O. Giovannini,
Tópico(s)Geography and Environmental Studies
ResumoO firmamento sempre tem estimulado a curiosidade e provocado diversos questionamentos nas pessoas acerca daorigem do Universo e para onde estamos indo nessa nave cósmica. A observação direta dos astros, como a Lua, o Sol, osplanetas e eventuais fenômenos efêmeros ou por meio da visualização de imagens surpreendentes de nebulosas, aglomerados egaláxias, a descobertas de planetas fora do sistema solar, da busca por vida em planetas semelhantes à Terra, entre outrosassuntos, despertam a atenção e interesse dos educandos pela Astronomia. Diante disso e por ser uma ciência de naturezainterdisciplinar, o ensino de Astronomia possibilita desenvolver ações educativas envolvendo diversas disciplinas do currículoescolar. Nesta perspectiva, este artigo apresenta uma ação interdisciplinar escolar cujo tema gerador é a compreensão daformação as fases da Lua e eclipses, envolvendo as disciplinas de Ciências e História, para uma turma do oitavo ano do EnsinoFundamental. A ação interdisciplinar é implementada por meio de uma unidade didática integrada com cinco encontros nosquais são propostas atividades articuladas entre as disciplinas, envolvendo vídeos, questionamentos, manipulação de modelosdidáticos, elaboração de argumentos e debates, proporcionado aos educandos o entendimento do tema gerador e, ao mesmotempo, percebendo a natureza multidisciplinar da Astronomia. Dessa forma, o ensino de Astronomia no Ensino Fundamentalpode ser uma estratégia pedagógica que proporciona aos educandos a possibilidade de perceberem que os saberes disciplinaressão complementares e necessários para a compreensão da natureza.
Referência(s)