Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Assistência a adolescentes em ambulatório escolar à luz da Teoria de Jean Watson

2024; Grupo de Pesquisa Metodologias em Ensino e Aprendizagem em Ciências; Volume: 13; Issue: 3 Linguagem: Português

10.33448/rsd-v13i3.45397

ISSN

2525-3409

Autores

Lara Castilhos, Francine Lima Gelbcke, Ana Izabel Jatobá de Souza, Josieli Biscayno Viecili, Jane Cristina Anders, Mariá Barbalho Nardi, Kátia Cilene Godinho Bertoncello,

Tópico(s)

Youth, Drugs, and Violence

Resumo

Objetivo: Relatar experiência de atendimento a adolescentes no ambulatório de enfermagem de um Instituto Federal de Santa Catarina baseado no modelo de cuidado transpessoal de Jean Watson. Método: consiste em um relato de experiência. O período da experiência vivenciada pela primeira pesquisadora, se deu durante o segundo semestre de 2023. O contexto do estudo possui 370 estudantes matriculados no ensino médio, na faixa etária entre 15 a 17 anos, que permanecem na instituição em regime integral de segunda a sexta-feira. A experiência foi desenvolvida em duas etapas: na primeira, a construção do modelo foi pautado no Clinical Caritas Process desenvolvido por Watson, com base nas principais queixas apresentadas pelos adolescentes e a aplicação do modelo de cuidados pela enfermeira durante os atendimentos prestados aos adolescentes no ambulatório de enfermagem. Resultados: O modelo de cuidados foi implementado durante a consulta de enfermagem, em aproximadamente 78 adolescentes que se enquadraram nos problemas de saúde elencados, o qual proporcionou uma abordagem sistematizada, atendendo as necessidades de saúde, além de direcionamento do profissional quanto às orientações prestadas para minimizar os problemas de saúde relatados, assim como o encaminhamento dos adolescentes para serviço de apoio psicológico e psiquiátrico. Considerações finais: A aplicação do modelo de cuidado visa a integralidade e o bem-estar dos adolescentes atendidos, promovendo um cuidado humanizado e sistematização dos atendimentos e direcionamento dos enfermeiros quanto às orientações e encaminhamento psicossocial.

Referência(s)
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