O PODER FEMININO NO MERCADO DE TRABALHO: DESAFIOS E CONQUISTAS

2024; Issue: 10 Linguagem: Português

10.48097/2674-8673.2024n10p11

ISSN

2674-8673

Autores

Arandi Campelo, Ana Paula D.M. Espindola, Maria Eunice Silva,

Tópico(s)

Gender, Sexuality, and Education

Resumo

Este artigo tem como objetivo demonstrar o nível de participação da mulher no mercado de trabalho, bem como sua participação na sociedade, identificando os principais desafios enfrentados e conquistas realizadas ao longo da história da humanidade. O artigo foi projetado e construído através de pesquisas bibliográficas e pesquisas de campo. Os principais teóricos que deram base para este artigo foram Bernardes (2021) e Malala (2013). A pesquisa foi realizada em uma empresa do ramo logístico que tem por nome Dia Distribuição e Importação LTDA, localizada em Jaboatão dos Guararapes, em 2023. Do total de 543 funcionários, 15 deles participaram da pesquisa de campo. Como principal instrumento de investigação foi utilizado um questionário com questões de múltipla escolha onde foram coletados dados e opiniões dos participantes. A análise demonstrou que, apesar de muitas conquistas realizadas pelas mulheres dentro das organizações, ainda se tem muito a conquistar. Também é nítido que as mulheres são persistentes e não desistirão, até eliminar todo o preconceito e discriminação ao gênero feminino. A pesquisa também traz à tona que o empoderamento feminino significa mais do que o poder feminino e seu impacto causado na sociedade, pois trata-se de respeito e reconhecimento. Palavras-chave: Poder feminino. Mercado de trabalho. Empoderamento feminino.

Referência(s)
Altmetric
PlumX