
Percepções dos estudantes da educação de jovens e adultos sobre saúde em seu contexto social
2024; Servicios Academicos Intercontinentales; Volume: 17; Issue: 4 Linguagem: Português
10.55905/revconv.17n.4-063
ISSN1988-7833
AutoresRita de Cássia Ferreira da Silva, Rose Mary Costa Rosa Andrade Silva, Eliane Ramos Pereira, Gabriel Ferreira dos Santos, Aguimar Terezinha Buson, Elisabete Vallois Corrêa,
Tópico(s)Health, Nursing, Elderly Care
ResumoPensar sobre saúde e doença nos dias atuais é refletir sobre mudanças históricas que transformam a visão sobre essa relação. Descrever as vivencias de saúde dos estudantes da Educação de Jovens e Adultos. Estudo descritivo, qualitativo, sob o pensamento fenomenológico de Merleau-Ponty, no período de setembro a outubro de 2019. Entrevistados vinte e cinco participantes, em concordância com a resolução CNS nº 466/2012 e nº 510/2016, aprovado pelo Comitê de Ética da Universidade Federal Fluminense (CEP FM/UFF), sob o Parecer nº 3.33.240. Há necessidade da presença da escola como colaboradora de ações que direcionam melhoras biopsicossociais. Emergiram duas categorias :O que é saúde para você ? E como a escola pode contribuir para melhorar sua saúde? A saúde desses estudantes apresenta uma relação direta com as ações da escola em: Complementação na alimentação, noção de higiene, atividade física, lazer, saúde bucal e consulta de enfermagem. Lembrar que a escola vem assumindo vários papéis, entre muitos deles, uma postura de consciência voltada para o autocuidado desses escolares.
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