TEACHING-LEARNING STRATEGY FOR THE FEMALE PENITENTIARY SYSTEM OF ABREU E LIMA IN PERNAMBUCO: THE EVERYDAY DAY OF EDUCATION PROFESSIONALS
2024; Arche Scientific and Editorial Consultancy; Volume: 10; Issue: 4 Linguagem: Português
10.51891/rease.v10i4.13456
ISSN2675-3375
AutoresPedro da Silva Pontes, Eliete Francisca da Silva Farias, Amanda Micheline Amador de Lucena,
Tópico(s)Migration, Racism, and Human Rights
ResumoA educação no sistema carcerário é revestida de debates que envolvem questões como: direitos humanos, contradições, estratégias e desafios. O que torna essencial a realização de estudos sobre as necessidades de aprendizagem desta população carcerária. Diante deste entendimento, o presente estudo objetivou verificar como ocorre o processo de ensino aprendizagem no sistema penitenciário feminino de Abreu e Lima. O estudo é de natureza descritiva com abordagem qualitativa e quantitativa. Os sujeitos da pesquisa foram 10 professores dos três turnos da Escola Estadual Irmã Dulce, localizada no presídio feminino em Caetes I, Abreu e Lima – Pernambuco. Como resultado foi possível constatar que: as estratégias mais utilizadas pelos professores foram as aulas lúdicas, dinâmicas de grupo, filmes, trabalhos manuais em grupo e individuais. Abordam o conteúdo utilizando assuntos relacionados a sua vivência e estratégias utilizando o Datashow e TV. Porém, existem também muitas dificuldades para a realização dessas aulas, pela ausência de recursos que, às vezes, se dá pela própria segurança que o ambiente prisional exige. Os pontos positivos do ensino em presídio apresentados pelos professores foram a possibilidade da realização de uma aula humanizada e que também os profissionais são mais respeitados do que os das escolas fora dos muros da prisão. Colocaram como pontos negativos os poucos recursos, pouco espaço e a desmotivação de algumas alunas, como também a insegurança que sentem devido à falta de participação mais ativa de agentes junto à escola. Essa verificação de como ocorrem as práticas pedagógicas é essencial para que as mudanças sejam realizadas de forma pontual para que se possa promover uma aprendizagem significativa. Concluindo que a ressocialização desses indivíduos exige o estabelecimento de técnicas e práticas diferenciadas para atingirem de forma eficiente e significativa o objetivo da ressocialização.
Referência(s)