
Books, childhoods and materialities: a reflection on reading mediation
2019; UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO; Issue: 37 Linguagem: Português
10.11606/issn.2596-2477.i37p25-38
ISSN2596-2477
AutoresCamila Feltre, Cristiane Rogério,
Tópico(s)Educational Methods and Media Use
ResumoO artigo busca discutir sobre a materialidade dos livros e suas possíveis relações com os leitores, aproximando-se de temas como acessibilidade, experiência de leitura, intimidade e formas de mediação. Os “livros ilustrados”, ou picture books em inglês, são livros que podem nos causar dúvidas sobre como manuseá-los e explorar seus limites devido a seus diferentes formatos, sendo eles sanfonados, inseridos em caixas, com conteúdo na frente e no verso, podendo também ter capa dura e ser muito grandes ou muito pequenos. Colocamos como parte deste grupo – e também do desafio na mediação – os livros em que é necessário apresentar o objeto “livro” para narrar uma história, porque o texto está sob uma perspectiva e a imagem sob outra, por exemplo. Porém, entendemos que estes livros, em que a intenção com a materialidade está mais clara, podem afetar as mediações possíveis com outros livros, pessoas, mundos. Afinal, dos bebês aos adultos, como podemos convidá-los à leitura com estes livros-objetos? Como notamos as sutilezas da materialidade como parte da narrativa? Como propor esta dança da leitura que estes livros permitem? Leituras que vêm e vão, abrem e fecham, mostram surpresas e instigam leituras sem fim. Sinta-se convidado à leitura deste artigo.
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