
DEVELOPMENT OF A MOBILE PLATFORM TO SUPPORT THE TEACHING OF INFECTIOLOGY FOR UNDERGRADUATE MEDICINE STUDENTS AT A UNIVERSITY CENTER IN FORTALEZA/CE
2024; Volume: 28; Issue: 1 Linguagem: Português
10.25110/arqsaude.v28i1.2024-10923
ISSN1982-114X
AutoresRoseanne Rodrigues Martins Magalhães, Thamires Menezes de Albuquerque, Pablo Antero Gomes de Matos, Sarah Linhares Aragão de Rodrigues, Paulo Goberlânio de Barros Silva, Edgar Marçal, Melissa Soares Medeiros,
Tópico(s)Health Education and Validation
ResumoO rápido avanço tecnológico na área da saúde tem impacto relevante e positivo na educação médica. O amplo uso de recursos digitais teve crescimento com a pandemia de Covid-19 e impulsionou a disponibilidade de novas formas de desenvolver o ensino por meio de plataformas digitais, para o ensino híbrido e EaD. Nesse sentido, o objetivo deste estudo foi elaborar uma plataforma móvel de suporte educacional em Infectologia para graduação em Medicina. Foi avaliada a aplicabilidade e usabilidade do sistema, o seu impacto na facilitação do ensino e o grau de satisfação do usuário com a nova ferramenta. Trata-se de um estudo quantitativo, experimental, descritivo, em que a plataforma desenvolvida foi avaliada por 42 estudantes de Medicina do quarto semestre do Centro Universitário Christus (Unichristus), por meio de questionários, visando estimar a repercussão nos diferentes cenários educacionais e o grau de satisfação com esse instrumento. Quanto à sua eficácia, foi aplicada a Escala de Usabilidade de Sistema (System Usabillity Scale - SUS). Como resultado, foi analisado que a plataforma apresentou o escore SUS de 84,64, com desvio-padrão de 13,8, sendo evidenciada uma correlação de Spearman estatisticamente significativa (p<0,05). Conclui-se que a plataforma móvel em infectologia é uma ferramenta com boa aceitabilidade e facilidade na utilização, permitindo uma alternativa de abordagem eficaz de ensino na graduação de medicina.
Referência(s)