Artigo Acesso aberto Revisado por pares

O GeoGebra como ferramenta de apoio para aprendizagem significativa da Transformação linear de funções trigonométricas

2024; PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO; Volume: 13; Issue: 1 Linguagem: Português

10.23925/2237-9657.2024.v13i1p034-054

ISSN

2237-9657

Autores

Francisco Salmina, Lola Celestina Lijanga Francisco, Dauto Sulemane Issufo,

Tópico(s)

Diverse scientific research topics

Resumo

No contexto atual, com o avanço tecnológico, é fundamental que o professor não se limite apenas a uma mera estruturação de conteúdos, seguindo sequência lógica dos programas de ensino preconizados para cada classe. Esta pesquisa, inserida no projeto “Geogebra & STEAM: implicações para melhoria da Educação Matemática em Países de Língua Oficial Portuguesa” é de natureza qualitativa e enquadra-se no âmbito de uma experiência em sala de aulas cujo objetivo geral é auxiliar os alunos a compreender a estruturação conceitual das translações das funções trigonométricas aplicadas no quotidiano e seus comportamentos singulares. Ao trazer uma abordagem tecnológica, como é o uso do Software GeoGebra, para o ensino das Funções Trigonométricas, em especial das translações lineares, pôde-se perceber que a proposta foi de grande importância, pois despertou-se nos alunos possibilidades de estudos que facilitaram o processo de ensino e aprendizagem. Através da observação das emoções, todos estavam muito interessados e participativos, dialogando sempre e discutindo entre eles todas as actividades solicitadas, demonstrando curiosidade e entusiamo. Palavras-Chave: Aprendizagem significativa; translações trigonométricas; GeoGebra e Educação STEAM

Referência(s)