Beba sem moderação! Análise empírica do trade marketing, da decisão de compra e do consumidor de cerveja no Brasil e outros países
2024; Servicios Academicos Intercontinentales; Volume: 22; Issue: 4 Linguagem: Português
10.55905/oelv22n4-043
ISSN1696-8352
AutoresAlessandra Aparecida Franco, Eduarda Franco Tostes, Henrique Cordeiro Martins, Rogério de Castro Ângelo, Marcelo Silva Ângelo Ferreira, Louis Felipe Vieira, Luiz Antônio de Carvalho Godinho, Mirian Nomura,
Tópico(s)Agricultural and Food Sciences
ResumoO mercado cervejeiro no Brasil e no mundo possui características específicas de acordo com fatores comportamentais da população. Considerando separadamente os consumidores residentes no Brasil e em Outros Países, o presente artigo teve como objetivo, analisar se o trade marketing mix influência a decisão de compra do consumidor de cerveja considerando o contexto de compra. Nesta pesquisa foi utilizada a abordagem quantitativa, do tipo descritiva e foi desenvolvido por meio de survey. A população foi formada por respondentes de diversos países que se relacionam com os pesquisadores em suas redes sociais, totalizando 1051 respondentes. Os dados foram analisados por meio de equações estruturais. Os resultados demostram que existem diferenças comportamentais e culturais entre os consumidores de cerveja e que os elementos do trade marketing Mix, são percebidos pelos respondentes do grupo do Brasil, não sendo comprovado o mesmo com o outro grupo. No entanto, a percepção do trade marketing mix, para ambos, os influencia na compra da cerveja. Conclui-se também que beber cerveja é um fato social, tem o cunho emocional, leva o consumidor buscar novas experiências e diversão.
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