Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Ritornelo e TikTok

2024; UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS; Volume: 26; Linguagem: Português

10.20396/etd.v26i00.8667442

ISSN

1676-2592

Autores

Samilo Takara,

Tópico(s)

Digital Media and Philosophy

Resumo

Este texto problematiza o TikTok como rede produzida por meio do uso de artefatos midiáticos como os smartphones e a possibilidade de pensar o uso do conceito de ritornelo, tal como empregam Gilles Deleuze e Félix Guattari (2014), no texto Acerca do Ritornelo. Diante da compreensão da sonoridade como um dos efeitos que territorializam espaços na vida e, em diálogo com a contribuição das pedagogias culturais investigadas por autorias dos Estudos Culturais, este texto tem por objetivo problematizar as possibilidades pedagógicas do TikTok. Este é um estudo qualitativo, exploratório e bibliográfico e investe analíticas na proposta de problematizar os efeitos pedagógicos da mídia contemporânea na educação das subjetividades. Desse modo, compreende-se que os áudios acionados em diferentes tipos de produções nessa rede, como a dublagem, o dueto e a costura, possibilitam a criação de ritornelos que localizam aspectos pedagógicos acerca dos modos de ser, estar e agir na contemporaneidade.

Referência(s)