METODOLOGIAS ATIVAS
2024; Volume: 5; Issue: 3 Linguagem: Português
10.46550/ilustracao.v5i3.282
ISSN2675-908X
AutoresMonique Bolonha das Neves Meroto, Benedito Braz Sobrinho, Christiane Diniz Guimarães, Edivan Jorge Costa, Luciane Pereira De Castilho,
Tópico(s)Education Pedagogy and Practices
ResumoAs metodologias ativas representam um redirecionamento essencial no ensino, colocando o aluno como protagonista do processo educacional. Focadas na participação ativa e na aplicação prática do conhecimento, estratégias como Aprendizagem Baseada em Projetos, Sala de Aula Invertida e Aprendizagem Colaborativa buscam promover um ambiente dinâmico e inclusivo. Ao desafiar o modelo tradicional de aprendizagem passiva, essas abordagens fomentam habilidades socioemocionais e cognitivas, preparando os alunos para desafios contemporâneos. Contudo, a implementação dessas metodologias enfrenta desafios como resistência à mudança, falta de recursos tecnológicos e necessidade de capacitação docente. Para superar tais obstáculos, são essenciais estratégias de formação continuada, acesso a tecnologias adequadas e apoio institucional. Com a aplicação prática dessas estratégias na escola, observou-se um aumento na participação dos alunos, melhorias no desempenho escolar e uma maior integração de conceitos teóricos com a prática, especialmente notáveis nas disciplinas eletivas e no apoio a alunos da Educação Especial.
Referência(s)