
A BNCC E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL
2024; Volume: 5; Issue: 3 Linguagem: Português
10.46550/ilustracao.v5i3.291
ISSN2675-908X
AutoresSophia Romero Motta, Camila Sabino de Araújo, Dirceu da Silva, Leila Pessôa Da Costa, Rodi Narciso,
Tópico(s)Education Pedagogy and Practices
ResumoEste estudo abordou a implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) na formação de professores para a educação infantil, com foco nas mudanças curriculares, metodologias ativas e o uso de tecnologias digitais no ensino. O objetivo geral foi compreender a influência da BNCC na formação docente e nas práticas pedagógicas, visando uma educação infantil mais inclusiva e adaptada às demandas contemporâneas. Através de uma revisão bibliográfica, foram analisadas obras relevantes sobre o tema. Os resultados indicaram que a BNCC promoveu avanços significativos na estrutura curricular, requerendo dos educadores o desenvolvimento de novas competências e a adaptação de suas práticas pedagógicas. Destacou-se a relevância das metodologias ativas e da integração de tecnologias digitais como ferramentas eficazes para engajamento e aprendizado infantil. Além disso, enfatizou-se a necessidade de formação continuada para professores enfrentarem os desafios da educação inclusiva e diversificada, sobretudo diante dos desafios impostos pela pandemia de COVID-19. As considerações finais ressaltaram a importância de repensar as abordagens pedagógicas em alinhamento com as diretrizes da BNCC.
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