OBMEP EM NÚMEROS: UMA ANÁLISE QUANTITATIVA DAS PREMIAÇÕES DAS ESCOLAS PIAUIENSES
2024; Volume: 4; Issue: 4 Linguagem: Português
10.56083/rcv4n4-053
ISSN2764-7757
AutoresMardonio Pereira do Vale, Adriano Faustino de Sousa, Daniel Cleberson da Conceição Rocha, Luiz Carlos Araujo da Silva, Eduardo de Moura dos Santos Silva, Dalilla Ravene Marques da Costa, Raimundo Nonato Sousa, Luis Gustavo Farias de Oliveira, Guilherme Luiz de Oliveira Neto,
Tópico(s)Education Pedagogy and Practices
ResumoA metodologia de resolução de problemas é uma das tendências em educação matemática mais estudadas nos últimos anos. Com base nisso, o presente artigo visa analisar as contribuições de tal metodologia no ensino de Matemática por meio de um estudo bibliográfico a respeito dos índices de desempenho dos alunos e escolas piauienses na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). As referências bibliográficas foram encontradas através da busca avançada na Plataforma Oásis, que contou com três descritores (olimpíadas de matemática, OBMEP e análise de desempenho) e gerou um resultado com treze periódicos, os quais deram base metodológica e bibliográfica para o desenvolvimento deste estudo. Justifica-se através de sua relevante contribuição na compreensão do impacto da referida olimpíada no aprendizado e desempenho dos alunos alvo. Concernente, este estudo comprovará que a olimpíada estudada estimula o interesse e melhoria no ensino de Matemática, a descoberta de talentos e formação continuada e, ainda amplia oportunidades acadêmicas e profissionais.
Referência(s)