Análise da diversidade no ensino de engenharia de requisitos de software: uma revisão sistemática da literatura
2024; Editora Univates; Volume: 21; Issue: 4 Linguagem: Português
10.54033/cadpedv21n4-079
ISSN1983-0882
AutoresEstêvão Damasceno Santos, Sandro Ronaldo Bezerra Oliveira,
Tópico(s)Software Engineering Research
ResumoO ensino de tópicos relacionados à área da Computação possui diversos desafios, metodologias e estratégias que devem se adequar em relação aos avanços e às mudanças tecnológicas que ocorrem a todo momento, com o intuito de estimular e engajar o aluno com o processo de ensino e aprendizagem. Na Engenharia de Software tem-se uma subárea denominada Engenharia de Requisitos de Software, que é de suma importância pois abrange principalmente as etapas relacionadas ao processo de elicitação, especificação, validação, verificação e gerência de requisitos, responsáveis por uma das principais fases do processo de desenvolvimento de um software. Isso torna o desafio de ensinar ainda maior, pois estes assuntos são fundamentais para a formação de bons alunos e profissionais qualificados, visto que erros provenientes de uma abordagem de requisitos equivocada podem levar a um conjunto de problemas em projetos de software, como: entrega de funcionalidades inadequadas, atrasos no cronograma de execução, custos adicionais, insatisfação do cliente e baixa qualidade do produto. Levando em consideração este contexto, foi desenvolvida esta Revisão Sistemática da Literatura com o intuito de analisar os processos de ensino que estão sendo aplicados nas abordagens de tópicos relacionados à Engenharia de Requisitos de Software, a qual seguiu um protocolo de revisão em que 39 estudos foram selecionados de um total de 9.576 no período de 2017 a 2023, por meio de uma string de busca nas bases de dados da Association for Computing Machinery e Institute of Electrical and Eletronics Engineers. Como principais resultados, têm-se: a diversidade nas estratégias aplicadas em relação ao processo de ensino e aprendizagem e a utilização de metodologias ativas.
Referência(s)