
Afetividade, ensino e esporte: um ensaio teórico
2024; UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ; Volume: 6; Linguagem: Português
10.47149/pemo.v6.e11089
ISSN2675-519X
AutoresArthur William Santos Pinheiro, Lucas Leonardo, Alcides José Scaglia,
Tópico(s)Physical Education and Sports Studies
ResumoA afetividade pode ser evidenciada em diversas situações da prática esportiva, inclusive nas de ensino. Com base neste pressuposto, podemos dizer que, mediado pela afetividade, o processo de ensino-aprendizagem dos esportes passa pelas relações que existem entre os sujeitos, o professor/treinador, o aluno/atleta e o objeto, o esporte. A qualidade dessas relações pode dizer se os processos de ensino, formação e aprendizagem nos esportes estão no caminho e na direção corretos para o desenvolvimento integral do ser humano. Este ensaio teve por objetivo discutir o papel da afetividade na prática docente e na aprendizagem dos esportes. Foi realizada uma discussão sobre a afetividade e sua influência no processo de ensino-aprendizagem na área esportiva. Por fim, este ensaio pontua as implicações e consequências concernentes à relação entre o fator afetividade e a qualidade da mediação pedagógica na aproximação ou no afastamento do aluno/atleta em relação ao esporte.
Referência(s)