Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Afetividade, ensino e esporte: um ensaio teórico

2024; UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ; Volume: 6; Linguagem: Português

10.47149/pemo.v6.e11089

ISSN

2675-519X

Autores

Arthur William Santos Pinheiro, Lucas Leonardo, Alcides José Scaglia,

Tópico(s)

Physical Education and Sports Studies

Resumo

A afetividade pode ser evidenciada em diversas situações da prática esportiva, inclusive nas de ensino. Com base neste pressuposto, podemos dizer que, mediado pela afetividade, o processo de ensino-aprendizagem dos esportes passa pelas relações que existem entre os sujeitos, o professor/treinador, o aluno/atleta e o objeto, o esporte. A qualidade dessas relações pode dizer se os processos de ensino, formação e aprendizagem nos esportes estão no caminho e na direção corretos para o desenvolvimento integral do ser humano. Este ensaio teve por objetivo discutir o papel da afetividade na prática docente e na aprendizagem dos esportes. Foi realizada uma discussão sobre a afetividade e sua influência no processo de ensino-aprendizagem na área esportiva. Por fim, este ensaio pontua as implicações e consequências concernentes à relação entre o fator afetividade e a qualidade da mediação pedagógica na aproximação ou no afastamento do aluno/atleta em relação ao esporte.

Referência(s)