
Ecologia de Saberes e de Processos Educativos de Moradores da Comunidade do Rio Pirocaba, Abaetetuba, Pará
2024; Faculdade Santo Agostinho; Volume: 21; Issue: 3 Linguagem: Inglês
10.12819/2024.21.3.5
ISSN2317-2983
AutoresLuiz Cleibson Ferreira Amaral, Eliana Campos Pojo Toutonge, Rosenildo da Costa Pereira,
Tópico(s)Environmental Sustainability and Education
ResumoO presente trabalho discute os saberes da comunidade rural-ribeirinha do Pirocaba, tomando as lógicas do pensar, agir e fazer que, de certo modo, se espraiam nos modos de organização da vida produtiva dos moradores. A ideia central foi mapear os saberes pelas vozes e registros de moradores adultos e crianças dessa comunidade. Como fundamento, nos embasamos nos pressupostos de autores que discutem o tema, especialmente em Brandão (2002), quando trata de uma lógica comunitária de construir e fazer circular o saber pela mediação da cultura e no mundo rural. Metodologicamente, o estudo de abordagem qualitativa perpassou o uso de procedimentos/instrumentos tais como a observação, o registro fotográfico, entrevistas com moradores e oficinas com algumas crianças. Como resultados, podemos reafirmar a existência dos saberes da comunidade rural-ribeirinha do Pirocaba alinhados à produção de vida, integrada com a natureza, e a transmissão/circularidade do saber por eles no cotidiano da comunidade. Estes saberes e processos que podemos chamar de educativos sinalizam formas próprias de agir, fazer e pensar de um povo em sua peculiaridade e cultura. Palavra-chave: Saber. Processos Educativos. Povo Ribeirinho. ABSTRACT The present work discusses the knowledge of the rural-riverside community of Pirocaba, taking the logic of thinking, acting and doing that, in a way, spreads in the ways of organizing the productive life of the residents. The central idea was to map the knowledge through the voices and records of adult and child residents of this community. As a foundation, we base ourselves on the assumptions of authors who discuss the subject, especially in Brandão (2002), when he deals with a community logic of building and circulating knowledge through the mediation of culture and in the rural world. Methodologically, the study with a qualitative approach permeated the use of procedures/instruments such as observation, photographic records, interviews with residents and workshops with some children. As a result, we can reaffirm the existence of the knowledge of the rural-riverside community of Pirocaba aligned with the production of life, integrated with nature and the transmission/circularity of knowledge by them in the daily life of the community. This knowledge and processes that we can call educational signalize the people's own ways of acting, doing and thinking in their peculiarity and culture. Keyword: Knowing. Educational Processes. Riverside People.
Referência(s)