
Desenvolvimento Científico-Robótico no âmbito da Formação em Matemática: Pensamento Computacional e Relevância Social
2024; Sociedade Brasileira de Educação Matemática; Volume: 14; Issue: 1 Linguagem: Português
10.37001/ripem.v14i1.3706
ISSN2238-0345
AutoresGreiton Toledo de Azevedo, Ulisses Ferreira de Araújo,
Tópico(s)Evasion and Academic Success Factors
ResumoEsta pesquisa visou compreender o impacto do desenvolvimento de invenções científico-robóticas, com ênfase em relevância social, no processo de formação em Matemática. Norteado pela abordagem qualitativa de pesquisa, o trabalho foi realizado no laboratório de inovações do IF-Goiano, com estudantes do Ensino Médio, durante o desenvolvimento da invenção BTS-Robótica para o tratamento de Parkinson. Os dados foram submetidos à análise por meio do método da triangulação, que integrou vídeos, entrevistas e ferramentas computacionais, considerando a perspectiva teórica do Pensamento Computacional. Os resultados evidenciaram que o desenvolvimento de invenções científico-robóticas, com ênfase na relevância social, impacta significativamente a Formação Matemática dos estudantes em cinco dimensões interdependentes: habilidades Matemáticas, engajamento científico-matemático, autonomia-argumentativa, criatividade-inventiva e responsabilidade intelectual-social. Conclui-se que o desenvolvimento de invenções científico-robóticas representa uma estratégia promissora para potencializar a Formação Matemática dos estudantes.
Referência(s)