Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

UNIDADE DE ENSINO POTENCIALMENTE SIGNIFICATIVA: RELAÇÕES DAS LEIS DE NEWTON E O PERÍODO BARROCO

2023; UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO; Volume: 6; Issue: 1 Linguagem: Português

10.5335/rbecm.v6i1.12705

ISSN

2595-7376

Autores

Antônio Vanderlei dos Santos, Rozelaine de Fátima Franzin, Neusa Maria John Scheid, Marcelo Paulo Stracke, Alexandre dos Santos,

Tópico(s)

Education and Digital Technologies

Resumo

O presente artigo está inserido em um estudo que visa contribuir com a melhora do processo ensino-aprendizagem, alicerçado em uma preocupação com a prática pedagógica contextualizada. O objetivo do trabalho é a construção de uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS), de forma interdisciplinar, usando-o como base para uma análise do período Literário em que Isaac Newton escreveu e publicou o Philosophiae Naturalis Principia Mathematica, uma das maiores obras da Ciência. A metodologia, uma pesquisa bibliográfica que possibilitou construir uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativo (UEPS), a qual engloba princípios de historicidade que proporcionam uma aplicação das teorias da aprendizagem significativas. Nas considerações finais, notamos que a construção da UEPS, usando a historicidade entre Newton e o período Barroco, pode proporcionar uma aprendizagem significativa em sua essência, dando mais um passo para a melhora do processo de ensino-aprendizagem para uma prática docente eficiente e contextualizada.

Referência(s)