
UNIDADE DE ENSINO POTENCIALMENTE SIGNIFICATIVA: RELAÇÕES DAS LEIS DE NEWTON E O PERÍODO BARROCO
2023; UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO; Volume: 6; Issue: 1 Linguagem: Português
10.5335/rbecm.v6i1.12705
ISSN2595-7376
AutoresAntônio Vanderlei dos Santos, Rozelaine de Fátima Franzin, Neusa Maria John Scheid, Marcelo Paulo Stracke, Alexandre dos Santos,
Tópico(s)Education and Digital Technologies
ResumoO presente artigo está inserido em um estudo que visa contribuir com a melhora do processo ensino-aprendizagem, alicerçado em uma preocupação com a prática pedagógica contextualizada. O objetivo do trabalho é a construção de uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS), de forma interdisciplinar, usando-o como base para uma análise do período Literário em que Isaac Newton escreveu e publicou o Philosophiae Naturalis Principia Mathematica, uma das maiores obras da Ciência. A metodologia, uma pesquisa bibliográfica que possibilitou construir uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativo (UEPS), a qual engloba princípios de historicidade que proporcionam uma aplicação das teorias da aprendizagem significativas. Nas considerações finais, notamos que a construção da UEPS, usando a historicidade entre Newton e o período Barroco, pode proporcionar uma aprendizagem significativa em sua essência, dando mais um passo para a melhora do processo de ensino-aprendizagem para uma prática docente eficiente e contextualizada.
Referência(s)