João Goulart e a grande imprensa nas eleições presidenciais (1955 e 1960):
2023; UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO; Volume: 23; Issue: 3 Linguagem: Português
10.5335/hdtv.23n.3.15231
ISSN2238-8885
AutoresLetícia Sabina Wermeier Krilow, Luis Carlos dos Passos Martins,
Tópico(s)Brazilian History and Foreign Policy
ResumoNeste artigo, procuramos analisar a forma como a grande imprensa carioca – jornais O Globo, Jornal do Brasil, Correio da Manhã e Última Hora – representou a imagem de João Goulart entre 1955 e 1960, período em que ele foi candidato por duas vezes ao cargo de Vice-Presidente da República e exerceu o primeiro destes mandatos. A figura de Goulart é uma das mais controvérsias da história do Brasil no Período Democrático (1945-1964). Estudar a forma como a grande imprensa tratou esta personagem histórica é de fundamental importância para compreendermos a visão que difundiram sobre este político controverso, mas também a sua própria percepção sobre o funcionamento da democracia no Brasil. Em especial, pelo fato de permitir a eleição de políticos contra os quais tinham sérias resistências ideológicas.
Referência(s)