
Un breve estudio sobre las desigualdades experimentadas por estudiantes con discapacidad en la pandemia de COVID-19 en Damolândia-Goiás
2024; UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA; Volume: 27; Issue: 51 Linguagem: Português
10.36704/eef.v27i51.7165
ISSN2317-0093
AutoresJessica Hilário Pinto, Gláucia Vieira Cândido,
Tópico(s)Academic Research in Diverse Fields
ResumoApresentamos um breve estudo acerca de situações de desigualdade, por meio das quais, as pessoas com deficiência passam no contexto educacional brasileiro. O objetivo é refletir sobre experiências vividas por estudantes com algum tipo de deficiência durante o período da pandemia da COVID-19. Para isso, buscamos apoio teórico em Arroyo (2009), Barreto e Reis (2011), Pinto e Cândido (2020), Pletsch (2020), Guia COVID-19 (2020), entre outros. Analisamos um corpus de dados de pesquisa composto a partir de entrevistas estruturadas realizadas, no município de Damolândia, no Estado de Goiás, com mães que acompanharam, em suas respectivas casas, seus filhos com e sem deficiência durante as aulas remotas, o que permitiu a comparação de tratamento dado aos diferentes discentes no ensino remoto. Os resultados deste estudo revelam que, no contexto pesquisado, apesar de os princípios de inclusão terem levado à criação de diversas leis e decretos, ainda é necessário muita reflexão.
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