
Rock Nacional e Ensino de História:
2023; Volume: 29; Issue: 1 Linguagem: Português
10.5433/2238-3018.2023v29n1p100-118
ISSN2238-3018
Autores Tópico(s)History of Education Research in Brazil
ResumoO presente trabalho é resultado de uma pesquisa-ação que buscou identificar possíveis contribuições das músicas “Fábrica” (Legião Urbana) e “Capitão de Indústria” (Os Paralamas do Sucesso) para o ensino de História, a partir do trabalho como docente de um colégio particular da região de Itapetininga-SP. A música foi entendida aqui como um importante recurso para o aprimoramento da consciência histórica dos estudantes. Assim buscou-se analisar as contribuições de uma sequência didática desenvolvida com alunos de segundo ano do ensino médio, sobre os conteúdos “Revolução Industrial” e “Movimentos Operários do Século XIX”. Entre os resultados obtidos está a conclusão de que o trabalho realizado oportunizou formulações mentais entre os estudantes que demonstraram envolvimento com agentes históricos de outras temporalidades e relevantes apropriações conceituais de temas históricos, tendo músicas de ricas qualidades alusivas como um dos eixos gravitacionais da aprendizagem.
Referência(s)