
EXPLORANDO TEMAS COTIDIANOS PARA O ENSINO DE QUÍMICA: COMPREENDENDO A QUÍMICA DOS DESODORANTES
2024; Volume: 4; Issue: 4 Linguagem: Português
10.56083/rcv4n4-099
ISSN2764-7757
AutoresAna Carolina Cunha Rodrigues, Ana Paula Nazar de Souza, Juliana Fonseca de Lima,
Tópico(s)Chemistry Education and Research
ResumoEsse trabalho propõe uma sequência didática, com o objetivo de promover a discussão de conceitos de química através de produtos que fazem parte do cotidiano dos alunos, como os desodorantes. A sequência proposta visa: (1) instigar o interesse dos alunos e (2) facilitar o entendimento de conceitos abstratos e complexos com o uso de linguagem acessível, experimentação em sala de aula e o emprego de ferramentas digitais paradidáticas.A sequência apresentada foi aplicada e validada a partir de debate e questionário avaliativo com uma turma de 1° ano do ensino médio de uma escola pública do estado do Rio de Janeiro e levou em consideração as opiniões dos estudantes e obedece à diretrizes estabelecidas pelo Ministério da Educação quanto à transdisciplinaridade e estímulo ao pensamento crítico.
Referência(s)