Artigo Acesso aberto Produção Nacional

A narrativa cinematográfica de 'Árvores da Paz' (2021) sob a égide do pós-modernismo

2024; UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA; Volume: 11; Issue: 2 Linguagem: Português

10.35921/jangada.v11i2.542

ISSN

2317-4722

Autores

Carlos Eduardo de Araujo Placido,

Tópico(s)

Cultural, Media, and Literary Studies

Resumo

A obra cinematográfica Árvores da Paz (2021) de Alana Brown reflete sobre as diferentes facetas do Genocídio de Ruanda através do female gaze, ocorridos em 1994. A narrativa se inicia com quatro personagens femininas em uma sororidade forçada. A perspectiva moderna indica que essas personagens deveriam apresentar uma conexão inata por serem todas mulheres. Não obstante, essa irmandade não ocorre naturalmente. A sororidade é só realmente consubstanciada quando elas rompem com os estereótipos universalizados do feminismo moderno e se apresentam pela ótica do feminismo pós-moderno. Por esses motivos, o objetivo deste artigo foi o de analisar a narrativa cinematográfica do filme Árvores da Paz (2021) sob a égide do pós-modernismo. Como resultado, a análise demonstrou que quando as personagens femininas questionam a realidade imposta, elas conseguem expor problemas invisíveis, romper com estereótipos negativos, sugerir histórias mais inclusivas e, até mesmo, transformar tal realidade.

Referência(s)