
A narrativa cinematográfica de 'Árvores da Paz' (2021) sob a égide do pós-modernismo
2024; UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA; Volume: 11; Issue: 2 Linguagem: Português
10.35921/jangada.v11i2.542
ISSN2317-4722
AutoresCarlos Eduardo de Araujo Placido,
Tópico(s)Cultural, Media, and Literary Studies
ResumoA obra cinematográfica Árvores da Paz (2021) de Alana Brown reflete sobre as diferentes facetas do Genocídio de Ruanda através do female gaze, ocorridos em 1994. A narrativa se inicia com quatro personagens femininas em uma sororidade forçada. A perspectiva moderna indica que essas personagens deveriam apresentar uma conexão inata por serem todas mulheres. Não obstante, essa irmandade não ocorre naturalmente. A sororidade é só realmente consubstanciada quando elas rompem com os estereótipos universalizados do feminismo moderno e se apresentam pela ótica do feminismo pós-moderno. Por esses motivos, o objetivo deste artigo foi o de analisar a narrativa cinematográfica do filme Árvores da Paz (2021) sob a égide do pós-modernismo. Como resultado, a análise demonstrou que quando as personagens femininas questionam a realidade imposta, elas conseguem expor problemas invisíveis, romper com estereótipos negativos, sugerir histórias mais inclusivas e, até mesmo, transformar tal realidade.
Referência(s)