Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Clube de leitura ODS em língua portuguesa

2024; UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA; Volume: 27; Issue: 51 Linguagem: Português

10.36704/eef.v27i51.6987

ISSN

2317-0093

Autores

Fabíola Ribeiro Farias, Luiz Percival Leme Britto, Zair Henrique Santos,

Tópico(s)

Linguistics and Education Research

Resumo

O artigo apresenta e a analisa a proposição do Clube de Leitura ODS em Língua Portuguesa — Capítulo Brasil, cujo catálogo, elaborado pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil, seção brasileira do International Board on Books for Young People, é composto por livros de literatura e de não ficção para crianças de seis a doze anos de idade. A reflexão considera a apresentação e a exploração de temas previamente definidos à luz dos pressupostos dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, a produção sobre os usos dos livros de literatura na escola e a leitura literária em sua perspectiva formativa, descrevendo e analisando os documentos atinentes ao tema. O artigo não apresenta resultados, mas conclui que, apesar das contradições existentes na proposta, é possível criar fissuras em seu escopo e se valer da iniciativa para a formação de crianças no ambiente escolar.

Referência(s)
Altmetric
PlumX