Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Fluxo da informação gênica: recurso didático para o ensino de genética com foco na inclusão de estudantes com deficiência visual e auditiva

2024; UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA; Volume: 27; Issue: 51 Linguagem: Português

10.36704/eef.v27i51.7066

ISSN

2317-0093

Autores

Larissa Aparecida Santos Silva, A. S. C. FREIRE, Fernanda de Oliveira Bustamante,

Tópico(s)

Education Pedagogy and Practices

Resumo

Dentre os temas de biologia, o fluxo da informação gênica é considerado um assunto abstrato por envolver processos bastante complexos. Além disso, há poucas estratégias de ensino destinadas a estudantes com deficiência visual, auditiva e surdos. Assim, o objetivo do presente trabalho foi desenvolver um modelo didático tridimensional sobre o fluxo da informação gênica, bem como promover a inclusão de alunos com deficiência visual, auditiva e surdos. Além disso, foram desenvolvidos vídeos autoexplicativos com legenda em português. Para a confecção e montagem dos recursos didáticos foram utilizados materiais de baixo custo. Com a utilização do material didático o estudante poderá aprender sobre os três processos do fluxo da informação gênica: replicação, transcrição e a tradução. Para os estudantes com deficiência visual, os educadores poderão auxiliá-los a apalpar e manusear o recurso didático, facilitando a compreensão do ensino e aprendizagem da informação gênica de forma inclusiva.

Referência(s)
Altmetric
PlumX