Artigo Acesso aberto Produção Nacional

GONÇALVES DIAS: ENTRE PALAVRAS E NOTAS MUSICAIS: – TRANSPOSIÇÕES E DIÁLOGOS ENTRE O POEMA E A CANÇÃO

2023; UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PARANÁ; Volume: 7; Issue: 3 Linguagem: Português

10.18817/rlj.v7i3.3501

ISSN

2527-1024

Autores

Cristian Javier López, Francinaldo de Jesus Morais,

Tópico(s)

Brazilian cultural history and politics

Resumo

Na comemoração do bicentenário de natalício de um dos grandes poetas brasileiros, o maranhense Antônio Gonçalves Dias (1823-1864), propomos, neste artigo, refletir sobre a confluência entre a Literatura e a Música, com base em uma produção do poeta. Para tal ação, compõem o nosso corpus e análise o reconhecido poema “Canção do Exílio”, pertencente à obra Primeiros Cantos (1846), e sua versão musical para coro a duas vozes, com o mesmo nome, do reconhecido compositor brasileiro Heitor Villa-Lobos (1887-1959). Buscamos analisar como se estabelece a transposição do poema para a partitura e as possibilidades de leitura/escuta outorgadas ao texto, pela confluência literário-musical, por meio da musicalização de poemas. Como base teórica, fundamentamos nossas proposições nos pressupostos de Tatit (2007), Vilariño (2016), Villalta (1999), Schöenberg (1963), Leal (1987), Dias (2018), Moraes (1998), Bandeira (1943), entre outros. Nossa análise aponta à potencialidade que a confluência de artes produz, tanto na ampliação do público quanto no processo de recepção.

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