Artigo Acesso aberto Produção Nacional

"A vida passa rápido”: estratégias enunciativo-discursivas e efeitos de sentido num vídeo publicitário do DetranRS

2024; Volume: 20; Issue: 1 Linguagem: Português

10.5335/rdes.v20i1.15707

ISSN

2236-5400

Autores

Luciana Maria Crestani, Josiane Faqui Locatelli,

Tópico(s)

Discourse Analysis in Language Studies

Resumo

Este artigo versa sobre escolhas enunciativo-discursivas e efeitos de sentido projetados numa peça publicitária em formato audiovisual. Trata-se do vídeo intitulado “A vida passa rápido”, que fez parte de uma campanha do Departamento Estadual de Trânsito do Estado do Rio Grande do Sul – DetranRS, veiculada nos anos de 2018 e 2019, com intuito de sensibilizar o enunciatário para os cuidados com o trânsito, em especial o respeito aos limites de velocidade nas rodovias. À luz da Semiótica Discursiva, realizamos a análise do vídeo com objetivo de identificar as principais estratégias mobilizadas para adesão do leitor ao discurso e compreender como diferentes linguagens atuam na construção dos sentidos. O interesse por desenvolver a análise tem relação com as práticas de linguagem propostas para a educação básica, visando ao desenvolvimento de competências de leitura de textos multissemióticos/sincréticos. A análise mostra que o vídeo se vale de estratégias de ordem emocional e afetiva com vistas à manipulação do enunciatário. No plano de conteúdo, são mobilizadas redes figurativas que tematizam o ciclo da vida e as emoções vivenciadas em família, estabelecendo a prudência no trânsito como forma de manter/preservar o objeto-valor, a vida dos entes queridos. No plano de expressão, recursos de diferentes linguagens (iluminação, disposição topológica, trilha sonora, recursos de câmera etc.) intensificam efeitos de sentido de ordem sensível.

Referência(s)
Altmetric
PlumX