
MATERIAIS AUTÊNTICOS E ENSINO DE LÍNGUA INGLESA: CONCEITOS E DESDOBRAMENTOS
2023; UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PARANÁ; Volume: 7; Issue: 1 Linguagem: Português
10.18817/rlj.v7i1.3233
ISSN2527-1024
AutoresMarcos Gabriel Cardoso Silva, Rafael de Souza Timmermann,
Tópico(s)Education and Technology Integration
ResumoEste estudo tem como objetivo selecionar e analisar alguns conceitos sobre materiais autênticos e autenticidade presentes em artigos científicos relacionados ao ensino de língua inglesa como língua estrangeira (EFL). Todos os artigos foram obtidos através de uma Revisão Sistemática de Literatura (RSL) nas plataformas Periódicos Capes e Scielo, sendo detalhada a forma como foram encontrados. As palavras-chave usadas durante a pesquisa foram: “materiais autênticos”; “materiais autênticos e ensino de inglês”; “authentic materials”; “authentic materials or self-learning in english” e “authentic materials and english”, Após a aplicação de filtros, sete artigos foram selecionados para serem usados como base deste estudo. Os conceitos e definições se diferem perante duas abordagens principais: autenticidade como característica dos materiais e autenticidade como processo de aprendizagem. Após as discussões sobre a temática, é proposto um conceito possível para corroborar as reflexões sobre materiais autênticos e autenticidade no ensino de inglês, uma vez que se compreende a importância destes quando se tem em vista um ensino intercultural de língua estrangeira. Palavras-chave: materiais autênticos; autenticidade; EFL; RSL.
Referência(s)