Artigo Acesso aberto

A precarização do trabalho docente: trajetórias de lutas e resistências do magistério carioca

2024; Volume: 24; Issue: 49 Linguagem: Português

10.31496/rpd.v24i49.1557

ISSN

1519-0919

Autores

Vinicius Kapicius Plessim,

Tópico(s)

Youth, Politics, and Society

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar a precarização do trabalho docente, a partir das vivências de doze professoras que lecionam ou exerceram atividades na Escola Municipal Expedicionário Aquino de Araújo. A partir das entrevistas, as depoentes nos deflagram a constituição de uma profissão marcada pela insalubridade, à falta de infraestrutura material e simbólica, num ambiente de trabalho fadado à hostilidade de seu público. Como hipótese, acreditamos que esse corpo docente, atualmente, encontra-se desestimulado em desempenhar suas funções justamente pelas condições de seu campo de ofício. Acreditamos que este trabalho possa suscitar novas reflexões quanto à carreira docente e estimular professores a refletirem sobre as ações pedagógicas e formativas na escola, bem como exercer o seu poder de fala que luta e resiste neste cotidiano, além de reinventar todos os dias para que a sua careira não seja meramente solitária.

Referência(s)
Altmetric
PlumX