METODOLOGIA ATIVA DE ENSINO EM ERGONOMIA E A APRENDIZAGEM ADQUIRIDA NO PROJETO WORK N ROLL CANTANDO O TRABALHO
2020; Volume: 14; Issue: 2 Linguagem: Português
10.4322/rae.v14n2.e202012
ISSN1519-7859
AutoresLeonardo Augusto Pistolato, Rodrigo Augusto, Raoni Rocha,
Tópico(s)Education Pedagogy and Practices
ResumoEste artigo objetiva mostrar o impacto de metodologias ativas de ensino na aprendizagem da Ergonomia. Para isso, os autores se baseiam em uma experiência realizada a partir de um projeto concebido e desenvolvido nas disciplinas de Ergonomia da graduação em Engenharia de Saúde e Segurança da Universidade Federal de Itajubá, que busca compreender a história do trabalho no Brasil através das músicas produzidas entre os anos 1930 e os atuais. O método desenvolvido foi a aplicação de questionários com os dois alunos envolvidos, em dois momentos diferentes do projeto, gerando respostas que foram analisadas com o intuito de compreender a relação entre método ativos, música e a aprendizagem em ergonomia. Esses resultados mostraram que a metodologia ativa utilizando a música como ferramenta possibilitou um aumento significativo do engajamento dos alunos na realização da tarefa proposta e, consequentemente, permitiu uma aprendizagem mais profunda sobre a história e os conceitos sobre trabalho e ergonomia apresentados na atividade proposta. Por fim, consideramos que métodos ativos, como o desenvolvido na experiência relata neste artigo, vai de encontro à lógica de uma educação libertadora, que coloca o aluno como elemento central do seu processo de aprendizagem, e que contribui com a sua própria emancipação.
Referência(s)