Implementação das cotas raciais no ensino superior: a experiência de uma IFES do sudeste de Goiás
2024; Volume: 10; Issue: 19 Linguagem: Português
10.51359/2525-7668.2024.259138
ISSN2525-7668
AutoresMaria Zenaide Alves, Kamila Evelyn Martins Marques, Mônica Luiz de Lima Ribeiro,
Tópico(s)Education Pedagogy and Practices
ResumoEste artigo tem por objetivo apresentar um relato reflexivo sobre o processo de implantação das cotas raciais em uma Universidade pública no interior do país. Para tanto, propomos uma reflexão teórica a partir dos estudos sobre a questão racial no ensino superior, os antecedentes históricos da população negra no Brasil e as consequências desse histórico de opressão, dominação e exploração para a sistemática exclusão de acesso à educação. A partir disso, apresentamos algumas experiências de ações afirmativas que contribuíram e contribuem na luta pela democratização e promoção da igualdade racial no ensino superior. Por fim, discutimos os procedimentos de ingresso, matrícula e verificação da condição étnico-racial de negras e negros, adotadas pela IFES em questão, para os(as) candidatos(as) que se autodeclaram negros(as), aprovados(as) nessa categoria.
Referência(s)