
Aprendizagem sobre teleconsulta: representações de um grupo de alunos de um curso de Medicina
2024; Faculdade de Medicina de Botucatu (Unesp); Volume: 28; Linguagem: Português
10.1590/interface.230001
ISSN1807-5762
AutoresMaria Elisa Gonzalez Manso, Leonardo Azevedo Mobilia Alvares, Luiz Felipe de Melo e Silva Dias de Abreu, Fabia Lima Vilariño, Raphael Einsfeld Simões Ferreira,
Tópico(s)Health Education and Validation
ResumoCom o avançar da tecnologia, passou a fazer parte da graduação médica atual o aprendizado em teleconsultas. Esta pesquisa apresenta as representações de um grupo de alunos de um curso de Medicina localizado na capital do estado de São Paulo sobre suas experiências com a realização de teleconsultas síncronas supervisionadas durante estágio realizado em um ambulatório-escola, durante o segundo semestre de 2021. Trata-se de pesquisa qualitativa que utilizou o software IRaMuTeQ® e “Análise do Conteúdo”. Esses educandos pontuam entraves para a utilização das teleconsultas, destacando preocupações com a humanização, segurança da pessoa atendida e qualidade da consulta, mas visualizam potencialidades tais como a facilidade de acesso e a comodidade. Reconhecem a importância da prática durante sua Graduação em um mundo cada vez mais tecnológico, mas trazem inquietações relacionadas à perda do exame físico e à mercantilização da Medicina.
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