
Análise da infraestrutura rodoviária no desenvolvimento sustentável do estado de Rondônia
2024; Editora Univates; Volume: 21; Issue: 4 Linguagem: Português
10.54033/cadpedv21n4-113
ISSN1983-0882
AutoresRenan da Silva Gravatá, Fernanda Bay Hurtado,
Tópico(s)Urban Development and Societal Issues
ResumoAs informações relacionadas aos investimentos de infraestrutura urbana e rodoviária de um estado são um importante parâmetro para acompanhar o desenvolvimento de seu território. A quantidade de malha rodoviária não pavimentada permite ter noção da quantidade de serviços necessários para um planejamento mais próximo da realidade, vez que as obras de infraestrutura possuem um custo de implantação elevado, nesse contexto as obras hidráulicas especialmente as relacionadas a drenagem possuem papel importante nesse tipo de empreendimento, não apenas pela sua funcionalidade como também no que diz respeito ao seu custo. Tais dados permitem aos administradores públicos a realização de planejamentos pautados em métricas mais funcionais. A drenagem é fundamental na gestão de recursos hídricos, pensando diretamente nas cidades o gerenciamento adequado das águas pluviais evita enchentes, erosões e até mesmo a poluição de corpos hídricos. Os ODS relacionados com esta pesquisa são os ODS 6 “Água Potável e Saneamento”, ODS 9 “Industria, Inovação e Infraestrutura” e ODS 11 “Cidades e Comunidades Sustentáveis”. O objetivo deste trabalho é apresentar os dados dos investimentos em obras de infraestrutura no estado de Rondônia no período de 2016 a 2022, conforme dados obtidos por meio dos processos de convênios e de contratações por administração indireta realizados pelo Departamento de Estradas de Rodagem e Transportes de Rondônia (DER/RO), órgão responsável pelas obras de infraestrutura rodoviária no estado. Os resultados obtidos foram que aproximadamente 30% da malha rodoviária de Rondônia é pavimentada, os demais 70% representam rodovias em revestimento primário. O custo médio de Drenagem em obras de pavimentação é de +/- 16,88% (R$ 359.689,90) por quilômetro (Ano de Referência 2023). Com base nos dados obtidos é possível planejar com maior segurança investimentos em obras e estudos relacionados a infraestrutura do estado de Rondônia.
Referência(s)