Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Por que não li antes? Da vergonha ao orgulho de ler em postagens de jovens leitores na rede SKOOB

2024; Grupo de Estudos Linguísticos do Estado de São Paulo; Volume: 52; Issue: 1 Linguagem: Português

10.21165/el.v52i1.3502

ISSN

1413-0939

Autores

Andrei Cezar da Silva, Luzmara Curcino,

Tópico(s)

Education and Digital Technologies

Resumo

Partindo do pressuposto de que a ordem dos discursos não apenas define o “que” e o “como” se deve/se pode enunciar, mas também as emoções que convêm ao que se enuncia sobre uma dada prática, neste artigo analisamos discursos sobre a leitura compartilhados por jovens internautas inscritos na maior rede social digital de leitores no Brasil, a rede SKOOB. Descrevemos enunciados em que, direta ou indiretamente, são materializadas certas emoções relacionadas à condição leitora, em especial aquelas da ‘vergonha’ ou do ‘orgulho’, manifestas pela reiteração de um dos discursos bastante recorrente em relação a essa prática: o da adequação ou não ao tempo ideal previsto para a leitura de certos títulos e autores, sob a forma ora de retratação do atraso ora de ostentação da precocidade na leitura. Para tanto, apoiamo-nos em princípios da Análise do Discurso e da História Cultural da leitura.

Referência(s)