APRENDENDO A FAZER: PRÁTICA ACADÊMICA DO MÉTODO DE ALFABETIZAÇÃO PAULO FREIRE
2024; Volume: 9; Issue: 1 Linguagem: Português
10.55906/rcdhv9n1-018
ISSN2526-3943
Autores Tópico(s)Education and Public Policy
ResumoEste artigo relata um projeto prático de alfabetização que uniu o método de Paulo Freire ao movimento social “Alfabetiza Oiapoque”, idealizado por duas professoras do Campus Binacional Oiapoque da Universidade Federal do Amapá. Inicialmente, o projeto previa a participação de duas professoras na aplicação do método Paulo Freire com alunos da primeira etapa da Educação de Jovens e Adultos (EJA). No entanto, a iniciativa rapidamente se expandiu, reunindo duas vezes por semana acadêmicos de Pedagogia, alunos da EJA e as professoras em um ambiente de aprendizado mútuo e transformador. Ao contrário do esperado, a experiência transcendeu a mera alfabetização, proporcionando a todos os envolvidos momentos de profunda emoção e crescimento humano. A metodologia utilizada, inspirada no “Círculo de Cultura” proposto por Paulo Freire, substituiu a tradicional sala de aula por um ambiente colaborativo, onde todos se sentavam em roda, aprendendo e ensinando uns aos outros. Nesse contexto, a leitura e a escrita se tornaram ferramentas para a construção de uma “carta coletiva”, que narrava a história de vida dos alunos, seres de história, conforme a visão freiriana. O objetivo principal do projeto era compreender os motivos que levaram os alunos a abandonarem a escola na infância e a buscarem o ensino apenas agora. Para os acadêmicos de Pedagogia, a experiência representou uma imersão prática no método de Paulo Freire. Após leituras, pesquisas, debates e reflexões sobre a obra do autor, eles tiveram a oportunidade de aplicar seus conhecimentos teóricos sob a orientação das professoras do curso, vivenciando os princípios da educação libertadora.
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